Nutrição para idosos: dicas para cuidadores

Colocar uma refeição bem balanceada na mesa todos os dias, quanto mais três, pode ser um desafio para qualquer um. É ainda mais difícil com todas as outras tarefas de cuidado, especialmente se o seu ente querido tem necessidades especiais de dieta ou problemas até mesmo para provar a comida que você faz, como um dos cuidadores em bh .

Mas a comida é o combustível do corpo e também parte de seu remédio. Para um idoso com uma doença prolongada, uma boa nutrição assume ainda mais importância. E uma alimentação saudável não se resume apenas à contagem de calorias e à limpeza dos rótulos dos alimentos. As refeições também são um momento de conexão, e boa comida é um dos prazeres básicos da vida – em qualquer idade.

Para tornar as refeições menos conturbadas, é útil saber a que dieta se deve prestar atenção e ideias sobre como as cumprir.

O que há em uma boa dieta

Normalmente, você obtém as vitaminas, minerais e nutrientes de que precisa com uma dieta bem balanceada, mas muitos adultos mais velhos não. Aqui estão algumas áreas que muitas vezes ficam aquém.

vitaminas B. Fique de olho nas vitaminas B6, B12 e folato, também chamado de ácido fólico. Muitas vezes, você pode obter todos os três em cereais com vitaminas adicionadas. Você também ganha:

  • B6 em grãos integrais e carnes de órgãos, como fígado
  • B12 em carnes magras e alguns peixes
  • Folato de verduras escuras, feijões e ervilhas

Cálcio e vitamina D. Estes são importantes para ossos fortes. O cálcio está presente em produtos lácteos, como leite e iogurte, e em vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis e couve. Você obtém vitamina D ao se expor ao sol. Isso pode ser mais difícil para alguém que não está bem, então procure produtos com adição de vitamina D.

Fibra. A fibra é boa para o coração, ajuda a prevenir o diabetes e mantém você regular para evitar a constipação. Boas fontes incluem feijões, grãos integrais e vegetais.

Gorduras saudáveis. Tente limitar a gordura (especialmente saturada) e o colesterol e evite totalmente as gorduras trans. Eles podem levar a problemas cardíacos e de pressão arterial. 

Potássio. Não comer potássio suficiente pode aumentar a pressão arterial. Você obtém potássio em alimentos como bananas, batatas e iogurte.

Dicas para facilitar a nutrição

Obter nutrição correta não precisa ser complicado. Comece com as dicas abaixo e tenha em mente as necessidades dietéticas especiais de seu ente querido – as ordens do médico vêm primeiro.

Apontar para uma placa equilibrada. Encha metade do prato com legumes e frutas. Em seguida, divida a outra metade entre grãos integrais e uma proteína magra, como frango ou feijão.

Evite as gorduras ruins . As gorduras podem ser complicadas – você sabe distinguir o seu saturado do seu poliinsaturado? Aqui estão algumas regras simples para ajudar:

  • Evite gorduras sólidas, como manteiga, e use azeite de oliva.
  • Vá com aves, carnes magras e frutos do mar.
  • Use produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura.

Mude-o . A variedade é o tempero da vida e a chave para a saúde. Tente mudar as coisas com diferentes frutas, vegetais e proteínas em cada refeição, ou pelo menos em dias diferentes.

Verifique a cor. Quando você vê um prato repleto de cores vivas e muitos vegetais, você acertou. 

Atenha-se ao básico. Grande parte da nutrição se resume a isso: muitas frutas e vegetais, carnes magras, feijões, grãos integrais e algumas porções de laticínios. Adicione aves, ovos e algumas nozes, e você está pronto para ir.

Dicas para desafios comuns

Alimentar um ente querido com uma doença envolve desafios especiais. Aqui estão algumas dicas para ajudar.

Mastigar e engolir. Corte os alimentos em pedaços pequenos e sirva alimentos mais macios, como purê de batata e requeijão. Você também pode precisar fazer purê de refeições. Se engolir for um problema, líquidos mais espessos e um canudo podem facilitar a vida. E certifique-se de servir água com as refeições.

Confusão ou estresse . Se as refeições são estressantes, simplifique as coisas e permita pequenos prazeres:

  • Mantenha a mesa limpa e coloque apenas os utensílios necessários. 
  • Sirva um doce alguns dias, a menos que não possa por motivos de saúde. Até mesmo algumas frutas podem fazer o truque.
  • Tente comer juntos ou ter companhia para tornar as refeições mais sociais. 
  • Ao oferecer alimentos, dê apenas duas opções. E talvez use pratos menores para servir apenas um alimento de cada vez.

Guia Completo para Nutricionistas na Escolha da Agência de Marketing Digital Ideal

Introdução: Com a crescente importância da presença online, nutricionistas buscam cada vez mais parceiros estratégicos...

Aquecimento Solar: A Energia do Sol a Serviço da Sustentabilidade

Introdução Em meio ao crescente desafio global de transição para fontes de energia mais limpas...

Canecas com Charme Único: Personalização que Encanta

Você já parou para pensar na importância de uma caneca? Elas estão presentes em...

- A word from our sponsor -

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here